domingo, 1 de fevereiro de 2009

Saint Patrick's Cathedral


Em 1785 havia na cidade de NY cerca de 200 católicos e um padre. O local onde a comunidade se reunia era uma igreja dedicada a S. Pedro, ainda hoje aberta ao culto. Em 1808 foi criada a diocese de NY e no ano seguinte deu-se início à construção da respectiva catedral. Por influência dos muitos emigrantes irlandeses, a primeira Sé de NY foi dedicada a S. Patrício, patrono da Irlanda. Cinquenta anos mais tarde, o primeiro arcebispo de NY decide construir uma nova catedral, numa zona ainda pouco habitada da cidade. Actualmente Saint Patrick’s Cathedral está situada no centro de Manhattan, apenas com 5ª Avenida a separá-la do Rockefeller Center e bem perto do Central Park.
Ao entrarmos naquele espaço sagrado que institivamente nos convida a elevar o olhar e o pensamento para o Alto, não podemos deixar de reparar no primeiro altar lateral do lado direito onde há um cantinho com cheiro a manjerico: está lá o nosso S. António! Ainda que continuem a dizer que ele é de Pádua, basta ler a pequena nota biográfica para ficar a saber a cidade onde ele nasceu, Lisboa, bem como o seu nome de baptismo, Fernando!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois...ainda bem que para a semana vou a Pádua e assim já tentarei saber ao certo o que se diz por lá!

Espero que esteja tudo bem!

Abraço fraterno!

Anónimo disse...

Então, boa viagem, João! Ir a Pádua visitar "Il Santo" é uma obrigação para qualquer português que esteja em Itália. Vale a pena, é bonito. Cumprimentos
Pja