domingo, 6 de setembro de 2009

St Joseph

Andar de cavalo para burro é uma expressão de que nos normalmente não nos orgulhamos, principalmente quando ela pode ser aplicada a alguma decisão pessoal. Embora geográficamente pouco mais tenha feito do que atravessar um rio (East River), deixar para trás Manhattan e vir viver para Queens pode, à primeira vista, não estar longe disso. Mas não, não é o caso.
Tudo isto para dizer que mudei de residência e encontro-me agora a viver na paróquia de St. Joseph, Astoria, Queens. Estou ainda a chegar e por isso não posso dizer muita coisa, mas parece uma comunidade bastante viva e cheia de diversidade. Aqui encontram-se, além da comunidade americana, também duas outras: uma de língua italiana e outra espanhola. É mais um espelho daquilo que é a América actual: um aglomerado de culturas, línguas, raças, tradições e estilos de vida. E é muito reconfortante perceber que a celebração e partilha da mesma fé é um forte elo de comunhão espiritual e de integração humana e social.

E, como não podia deixar de ser, a primeira pessoa que me veio saudar à saída da Eucaristia falou-me em ...português! Os nossos irmãos brasileiros estão por todo lado! Já para não falar no convite que se lhe seguiu: "A minha esposa faz uma excelente bacalhoada!!!"

Sem comentários: