domingo, 19 de abril de 2009

St Paul's Chapel




St Paul é mais uma igreja presbiteriana, pertence à paróquia de Trinity Church e está situada em frente ao que foi o World Trade Center. Apesar da grande proximidade, ficou incólume aquando dos atentados de Setembro de 2001. Pela sua localização, tornou-se no primeiro e mais importante espaço de acolhimento para todos os que foram afectados pela destruição das Torres Gémeas. Actualmente, mesmo continuando aberta para serviços litúrgicos, está transformada num autêntico museu de recordações: fotos, crachás, poemas, cartas, etc.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Timothy Dolan

A diocese de New York tem um novo pastor. Depois do Vaticano ter aceite o pedido de resignação do cardeal Egan, nomeou como seu sucessor o até então bispo de Milwaukee, diocese situada a norte de Chicago, na margem direita do lago Michigan. Tal como a grande maioria dos seus antecessores, Timothy Dolan nasceu no seio de uma família de emigrantes irlandeses. Aliás, é um facto que não admira, pois são muitos os sacerdotes americanos que têm as mesmas raízes europeias.
Esta Quarta-feira, 14 de Abril, o arcebispo Dolan irá, aos 59 anos, tomar posse como 13º bispo da 2ª maior diocese americana. Alguns números: mais de 2 milhões e meio de católicos, 1350 sacerdotes (500 diocesanos e 850 pertencentes a várias ordens religiosas), 2840 religiosas, 279 escolas.
Nas notícias que têm saído nos jornais e revistas durante estas últimas semanas, sublinha-se o seu trato fácil e diálogo aberto com todos, por um lado, e a sua preocupação com as vocações sacerdotais, por outro. Registo estas duas características porque acredito que lhe sejam muito úteis numa cidade como NY, onde a diversidade de estilos e opções de vida atinge um nível muito alto, e numa diocese que atravessa uma crise enorme de vocações e tem sobrevivido nos últimos anos graças à presença de muitas ordens religiosas e de muitos sacerdotes estrangeiros.
Seja bem-vindo!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sementes de contemplação


Meu Deus, não tenho certeza sobre o meu destino, não é clara a estrada que está à minha frente, nem sei com certeza onde irá terminar.

Não me conheço a mim próprio e o facto de eu pensar que estou a realizar a Tua vontade não significa que realmente o esteja a fazer.

Mas acredito que realmente Te agrada o desejo que eu tenho de Te agradar. Espero manter sempre este desejo em tudo aquilo que fizer e nunca farei nada sem o ter presente.

E eu sei que, fazendo isto, Tu me conduzirás pelo caminho recto, mesmo que eu nem sequer disso me aperceba.

Por isso, sempre acreditarei em Ti, ainda que pareça estar perdido ou nas sombras da morte. Não temerei, pois estarás sempre comigo e não me deixarás sozinho quando eu enfrentar perigos, medos ou receios. (trad. livre)

Thomas Merton