

E cá estou eu de novo, após uma prolongada ausência.Para já, vou falar-vos da tarde de domingo em que decidi ir visitar uma minha ilustre vizinha: Lady Liberty! Foi um passeio agradável, devo dizê-lo.
Depois de uma viagem de barco de cerca de 15 minutos, chegamos a uma ilhota onde, desde Outubro de 1886, está situada um dos mais emblemáticos cartões de visita deste país: a Estátua da Liberdade. Talvez isto nos diga pouco a nós, embebidos como estamos, por razões políticas, económicas, etc, em sentimentos anti-americanos. Mas para milhares de emigrantes europeus que aportaram a estas terras nos inícios do século passado, esta era realmente a primeira imagem da vida nova que procuravam e da liberdade por que suspiravam. A terra onde tudo era possível acontecer, tal como ainda hoje é, tanto de bom como de… menos bom.
Alguns números: mede cerca de 46 metros de altura, o braço direito tem cerca de 13 metros de comprimento e o nariz quase 1, 5 metros. Está colocada numa ilha situada ao sul de Manhattan, já perto da foz do rio Hudson que separa NY de New Jersey.
Do roteiro faz também parte uma passagem por uma outra pequena ilha, Ellis Island, onde está situado o museu da Imigração. Entre 1892 e 1954, entraram nos EUA por esta ilha cerca de 12 milhões de pessoas. O museu propõe aos visitantes um pequeno percurso, igual ao que faziam os imigrantes ao chegar: começa no local de desembarque de pessoas e bagagens, passa pela sala de exames médicos, pelos procedimentos legais e termina na kiss room, a sala onde os recém-chegados se encontravam com os familiares que, tendo já vindo anteriormente, os esperavam. Convém lembrar que a viagem era longa e a percentagem dos que morriam em alto mar (com fome, frio, doenças, falta de cuidados médicos, de água potável, etc) era muito alta. Naturalmente isto afectava principalmente os mais pobres que viajavam amontoados no convés ou no porão dos navios durante toda a viagem. Do pouco de que me lembro, o filme Titanic também retratava esta realidade, tanto mais que o seu destino era precisamente NY.
Para percebermos o lugar da Ellis Island na história deste país, basta dizer que os antepassados de cerca de 40% dos americanos passaram por aqui.
Mais um pedaço de história que visitei.
1 comentário:
Bom dia!
A primeira imagem que nos veio à memória foi a do nosso ilustre Cristo Rei a abençoar Lisboa!
Obrigado por nos dares a conhecer mais esse pedaço da história que visitaste!
Fica bem!
1 Abraço a atravessar o Atlântico até NY
João e família
Enviar um comentário